OFICINA DOS 3

#8 – A igreja continua relevante em 2024?

Uma igreja relevante tem a palavra como ponto mais relevante.

A Relevância da Palavra e da Igreja em 2024

Uma pesquisa rápida na internet sobre a igreja moderna revela uma triste tendência: o número de cristãos que não acreditam mais na relevância da igreja para sua fé e sua vida está aumentando. 

Essas pessoas abandonam suas congregações, contrariando o que o autor da carta aos Hebreus diz que o povo salvo por Jesus não deveria fazer:

“Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima.” – Hebreus 10.25 (NAA – Nova Almeida Atualizada)

Esse aviso foi dado na época em que o povo era perseguido, e continua pertinente hoje, quando muitos acreditam estar vivendo o auge de seus dias e se acomodam, dando mais valor às tradições humanas do que à palavra de Deus.

Esse movimento tem crescido e passou a ser conhecido como “desigrejados” — pessoas que deixam de se reunir em templos, com o pretexto de que eles são a igreja e, assim, buscam Deus em suas casas. 

Por causa de frustrações ou decepções, essas pessoas acreditam e defendem que a igreja perdeu sua relevância para a sociedade, e por isso vagam sozinhas ou com o apoio da internet.

Elas se consideram cristãs, acreditando que estão no caminho de uma nova revelação das escrituras, onde o homem é a igreja e frequentar os templos não aproxima o homem de Deus, apenas faz dele um religioso.

Por isso, comecei este texto com uma pergunta: será que a igreja é realmente relevante em 2024? E vou além: seus cultos e programações ainda são importantes para a sociedade à sua volta?

Este é o primeiro artigo em que trato desse assunto, “A relevância da Igreja na sociedade em 2024”. Aqui, vou começar a explorar a relevância da palavra de Deus para a igreja local. 

Ensinar, praticar e pregar a palavra de Deus precisa voltar a ser o ponto central da existência da igreja. Quanto mais perto da palavra, mais fiel e verdadeira é a igreja.

 

Púlpito: Um Lugar de Relevância na igreja

O púlpito é mais que uma plataforma de discurso; é um lugar na igreja que precisa ser guardado, onde pessoas devem ser preparadas para ocupá-lo. Não é lugar para política e vãs filosofias. 

O pulíto é o lugar onde a palavra de Deus precisa ser anunciada, demonstrando sua capacidade de transformar vidas.

Minha intenção não é valorizar aqueles que pregam ou ensinam, nem tenho a intenção de impedir pessoas de ocuparem esse lugar. Meu desejo é destacar a importância do contato com Deus na pregação. 

Falar bem ajuda, mas esse não é o principal requisito para ocupar o púlpito de forma relevante para pregar ou ensinar.

Moisés certamente tinha alguma dificuldade para entregar a mensagem que lhe foi confiada por Deus, por isso Deus enviou Arão para ajudá-lo nessa missão. Deus falou com Moisés e este falaria a seu irmão, que então falaria aos homens.

“Então Moisés disse ao SENHOR:
— Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem no passado, nem depois que falaste a teu servo, pois sou pesado de boca e pesado de língua.
O SENHOR respondeu:
— Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Agora vá, e eu serei com a sua boca e lhe ensinarei o que você deve falar.” – Êxodo 4:10-12

Moisés recebeu a missão e, para executá-la, ele preparou o pregador. Deus ter se revelado a Moisés foi a parte essencial para que a mensagem fosse comunicada com a relevância necessária.

Pequena lista de prioridades

Prioridades e Relevância

Ir à igreja em todos os cultos não prova que a igreja é relevante para uma pessoa. Em alguns momentos, deixar de ir ao culto para atender a uma necessidade é necessário. O problema surge quando tudo mais passa a ser mais relevante do que cultuar ao Senhor com os irmãos. Isso precisa ser combatido no púlpito.

A palavra de Deus precisa denunciar o erro do ativismo religioso e mostrar o quão relevante ela ainda é na vida dos verdadeiros filhos de Deus. 

A Bíblia nos revela que o homem precisa examinar sua vida e crer no evangelho mais do que nas promessas, ainda que o próprio Deus as tenha feito.

A prioridade para o cristão é viver uma vida nova em Cristo, entender que nasceu de novo, que é uma nova criatura e que, agora, mais do que nunca, precisa crer no evangelho.

Essa verdade é relevante porque, mesmo tendo a consciência de que foi salvo, precisa agora viver como quem foi salvo. 

Esse aprendizado é conquistado dia a dia quando se ouve a pregação do evangelho, nossa fonte de fé!

 

Uma bíblia e um fone de ouvidos sobre ela.

A Fórmula da Pregação

Pregar envolve prática e preparação. Por exemplo, ao pregar sobre amor, pode-se usar 1 Coríntios 13, fazendo uma introdução sobre o tipo de amor, dissertando sobre o texto e aplicando-o aos dias atuais com uma exegese correta e hermenêutica apropriada.

Porém, é preciso evitar a armadilha de usar nossas próprias impressões e emoções para interpretar a Bíblia. Uma interpretação bíblica baseada em experiência humana está mais longe de transformar uma pessoa do que qualquer filosofia antiga recriada por coachings modernos.

O segredo de uma pregação transformadora e relevante é o retorno quando o pregador esquece quem ele é e volta todo o seu ser ao Criador. 

Peça a Deus que revele Sua palavra, fazendo com que sua pregação deixe de ser apenas palavras para se tornar um testemunho de sua vida com Ele, como foi com Moisés.

A pregação precisa deixar de ser teoria e passar a ser uma marca na vida dos verdadeiros filhos de Deus, uma marca que se estenderá a outros porque é viva, eficaz e relevante, assim deve ser a palavra de Deus.

A Necessidade de Arrependimento

Uma mensagem relevante não pode faltar à cruz; ela precisa guiar os homens ao arrependimento, inspirá-los a confessar seus pecados, mesmo sabendo que já estão perdoados.

Deus perdoou todos os nossos pecados, mas a cura vem quando os confessamos. Essa mensagem, ministrada com ousadia, muda vidas.

O próprio Jesus deixou claro a importância do arrependimento. Ele pregava essa mensagem, e era essa mensagem que mudava vidas e que pode voltar a mudar se você aceitar o convite para viver e pregar como Jesus viveu e pregou.

 

O Desafio da Relevância

Mas o mesmo Jesus, que pregou com poder e autoridade, aquele que é a pessoa mais relevante e capaz de gerar propósito com suas palavras, não alcançou a todos.

O Evangelho de Mateus 11:20-24 mostra Jesus repreendendo algumas cidades que não se arrependeram diante de sua pregação, mesmo após presenciarem os milagres realizados pelo próprio Cristo.

Isso nos mostra que nem sempre nossa mensagem será aceita por todos, mas ainda assim devemos continuar pregando com integridade e verdade, mostrando ao mundo que a palavra de Deus ainda é relevante, que ela ainda é a resposta para um mundo perdido.

Intimidade com Deus

Se você chegou até aqui, antes de pensar no que pregar, busque por intimidade com Deus. Deixe que o Espírito Santo o guie pelo processo, permita que a transformação comece em você e, assim, você irá incendiar outras pessoas cumprindo o propósito de Deus para a vida de cada um de nós.

Seja cristão em tempo integral, seja relevante, viva pelo propósito de Deus. Conheça o Deus da palavra enquanto lê a palavra e compartilhe com os outros mais do que suas experiências, comunique a palavra que é transformadora.

Por meio da intimidade com o Pai, o pregador é revestido de poder, e, enquanto prega, aqueles a quem o Senhor chamou responderão à pregação e serão transformados para sempre.

Conclusão

Uma igreja é relevante quando a palavra de Deus é pregada com paixão, verdade e integridade. Precisamos garantir que nossas pregações inspirem e transformem vidas. Com isso, a igreja será um farol de esperança e propósito em 2024 e além.

Quer saber mais sobre a igreja leia nosso e-book gratuito!